Sobre a ACCRGS

Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul - ACCRGS - foi criada em 22 de setembro de 2002, e se constitui em uma associação de profissionais da área contábil, de âmbito estadual, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter cultural e científico. Tem como principais objetivos estatutários promover, divulgar, valorizar e incentivar o desenvolvimento e estimulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da ciência contábil.

DIRETORIA

Presidente: Eloi Dalla Vecchia 

Vice-Presidente: Cláudio Morello 

Secretária: Marilene Modestti

História

O sonho de um pequeno grupo de Contadores, professores, profissionais e pensadores da Ciência Contábil, em Passo Fundo, RS, resolvem fundar a Academia, como sucessora da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Planalto Médio - ASESCOPLAM, criada em 1990, conforme Ata da Assembleia Geral Extraordinária, tendo seus atos constitutivos arquivados no Cartório de Registros Especiais de Passo Fundo, sob nº 1.446.

 

Nota-se que, de acordo com o disposto no artigo 2º do Estatuto da ASESCOPLAM, que trata das prerrogativas da Associação, em sua alínea “l”, já estava a de “organizar a Academia de Ciências Contábeis”. Assim, percebe-se que o ideal, o sonho, a vontade, o lançamento de uma “semente”, da criação da Academia de Ciências contábeis do Rio Grande do Sul – ACCRGS, é do Século passado, bem antes de sua efetiva criação, em 22 de setembro de 2002. Esta “semente” foi lançada em solo fértil da Classe Contábil, no Município de Passo Fundo - RS. Um registro de reconhecimento aos idealizadores e fundadores da Entidade, por jamais desistir ou abandonar a ideia.

 

Estes sonhadores que, conforme expõe o artigo 34 do Estatuto da ACCRGS, se denominam “Membros Fundadores”, idealizaram a fundação da Academia e assinaram a respectiva ata. São eles: Euclesio Eloy de Bortoli, “in memoriam”, e hoje homenageado como Patrono da Cadeira nº 12; Lourdes Modesti; Marilene Modesti Peruzzo; Nair Garcia; Santo Claudino Verzeletti; Sérgio Rossetto e Wilson Rizzo. Hoje o quadro está ampliado, com vinte e três Acadêmicos fazendo parte, e seus currículos e um pouco da história de cada um estão registrados nesta primeira edição do Livro. O quadro total de acadêmicos, segundo dispositivos estatutários, é de 80 (oitenta) cadeiras, as quais estão sendo preenchidas de acordo com o Estatuto Social e o plano de expansão e sedimentação da Entidade.

 

Nos seus primeiros anos de existência, a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul funcionou junto à Academia Passofundense de Letras, situada na Avenida Brasil, no centro da Cidade de Passo Fundo. Atualmente, sua sede e foro continuam na Cidade de Passo Fundo, Estado do Rio Grande do Sul, na Rua Sete de Agosto, 448, junto ao Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores de Passo Fundo. Essa é a organização que nos acolheu e à qual, de público, a ACCRGS registra um especial agradecimento pela parceria mantida, pois está proporcionando fundamental apoio, nestes primeiros anos de História da Organização.

 

A ACCRGS desenvolve suas atividades através de reuniões ordinárias, com frequência mensal, de acordo com pressupostos estatutários, realizando também reuniões extraordinárias, quando a matéria assim demandar. Em suas reuniões, são abordados assuntos e temas voltados à Ciência Contábil, à cultura da Contabilidade e ao pensamento filosófico e acadêmico da área da Contabilidade, bem como planejadas ações que serão desenvolvidas, para sua disseminação junto à classe contábil, às instituições de ensino da Contabilidade e à sociedade em geral.

 

Dentro desta filosofia de trabalho, e atendendo aos objetivos da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, a entidade tem participado em eventos da Ciência da Contabilidade, como convenções e congressos, além de encontros da classe contábil. Participou em 2008, em Gramado, Rio Grande do Sul, do 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade e em agosto de 2012, do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Belém do Pará, oportunidade em que se fez presente na Assembleia da Academia Brasileira de Ciências Contábeis - ABRACICON, realizada naquela cidade, concomitante ao conclave da classe nacional. Em 2016 acontecerá em Fortaleza, Ceará, o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade e as ações já planejadas indicam uma participação de grande número de Acadêmicos neste que é o maior evento da classe contábil brasileira.

 

A presença da ACCRGS nas convenções do Estado, maior evento da classe contábil gaúcha, é uma constante. Desde a sua fundação, no ano de 2002, a Entidade participa ativamente e, especificamente no ano de 2015, é parceira na realização da XV Convenção, juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul CRC/RS, oportunidade decorrente do Convênio de Cooperação Técnica e Cultural firmado entre a ACCRGS e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRC/RS, objetivando a realização de eventos relacionados ao projeto de educação continuada, convenção de contabilidade do Rio Grande do Sul, edição de publicações técnicas e informativas, bem como ações visando à valorização profissional, convênio este publicado no Diário Oficial da União de 18 de setembro de 2014.

 

A Academia é parceira, divulgadora e participativa, na campanha de contribuições do Imposto de Renda, pessoas físicas e jurídicas, juntamente com outras entidades e a classe contábil. Faz este trabalho e continuará fazendo, por congregar profissionais da Ciência Contábil, profissionais que possuem capacidade técnica para orientar os contribuintes, sobre a legislação do fisco, mas principalmente, por saber que ficando os recursos públicos nos cofres do Município, os resultados para a sociedade são imediatos e concretos. Esta atividade é desenvolvida juntamente com a Receita Federal do Brasil – RFB. Esta ação, de orientar os contribuintes, sobre a legislação do fisco, bem como conscientizá-los da importância destes recursos públicos ficarem nos cofres dos Municípios em que são gerados, para serem aplicados em programas e ações voltadas à criança e ao adolescente, visando construir um futuro melhor às gerações do amanhã, entende a Academia e seus membros, ser um papel socialmente relevante e que deve ser praticado.

 

 

A ACCRGS se fez presente no 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, em Belém do Pará, cujo lema versou sobre o tema: Fronteiras da Agropecuária no Brasil e na Amazônia – Desafios da Sustentabilidade. Isto mostra que a Academia também procura estar sempre integrada às demais ciências, debatendo e participando dos temas de relevância para a sociedade brasileira. A exemplo deste, em muitos outros eventos, de nível regional e nacional, houve a efetiva participação da Entidade. Citando alguns: Encontro Técnico da Fenastc, em Fortaleza, Ceará; Encontro Técnico da Fenastc, em São Paulo; Seminários de Assuntos Contábeis, Passo Fundo, Rio Grande do Sul; Encontro dos Estudantes de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Lajeado; Participação da Programação do “Mês da Solidariedade Contábil”, promovida pelo CRCRS; participação no Seminário “Desafios do Crescimento 2014 – Gestão do Capital Humano”, promovido pelo SEBRAE-RS; homenagem da Assembleia Legislativa Gaúcha, no Grande Expediente, ao Profissional da Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul e lançamento no Estado do Rio Grande do Sul, de Campanhas em que os profissionais e entidades de classe se engajaram, das quais a ACCRGS participou ativamente, em diversos momentos; participação em atos solenes de formaturas de alunos do curso de Ciências Contábeis, prestigiando os futuros profissionais da classe e a Instituição de Ensino.

 

A Entidade tem buscado uma aproximação com as Academias de Ciências Contábeis de outros estados do Brasil, com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON, com as entidades de classe, como Conselho Regional de Contabilidade e Conselho Federal de Contabilidade, além da Fundação Brasileira de Contabilidade. O objetivo é estabelecer parceria com todos os órgãos oficiais interessados na fiel imagem a ser refletida pelos balanços e demonstrações contábeis, visando pesquisar, opinar e sugerir caminhos para uma Normatização Contábil que “dignifique a cultura nacional”.

 

Neste sentido tem participado de reuniões e eventos do CRC-RS, divulgando matéria de interesse da classe na Revista SABER Contábil, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON. Fez-se presente em Salvador, Bahia, no lançamento da Academia Baiana de Ciências Contábeis, prestigiando o surgimento da entidade da classe contábil daquela unidade da federação. Junto com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRC/RS, a ACCRGS promoveu no dia 21 de maio de 2015, em Porto Alegre, o Painel: A Contribuição da Contabilidade na Solução da Crise Financeira do Estado, oportunizando uma discussão sobre o tema, entre a classe contábil e os gestores públicos do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Participação do Projeto Bate-Bola Contábil, organizado pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON, em parceria com o Ministério de Esportes e o Conselho Federal de Contabilidade. Evento que aconteceu em todas as cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Na oportunidade foram debatidos relevantes temas, como: ITG 2003: Entidades Desportivas; Contabilidade, Governança e Accountability em Entidades Desportivas; Futebol e Mercado de Ações; Psicologia Aplicada ao Esporte e um talk show sobre “Brasil e as Perspectivas Antes e Após os Eventos Esportivos”.

 

Com fundamento no artigo 26 do Estatuto Social, a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul aprovou a concessão do Diploma de Membro Benemérito à Contadora Maria Clara Bugarim, Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis - ABRACICON, pelo reconhecimento à dedicação e aos grandes serviços prestados em prol da Ciência Contábil, bem como aos Organismos da classe profissional da Contabilidade, realizando a solenidade de entrega do Diploma no dia 20 de maio de 2014, no Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRC/RS.

 

A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul participou de reuniões e encontros técnicos que tratou sobre a Dívida Pública dos Estados com a União, pela Revisão da Dívida Pública e defendendo a Auditoria da Dívida Pública, “Auditoria Cidadã”, movimento que agrega mais de cinquenta entidades e de importância social relevante, pois busca uma melhoria no perfil da dívida dos Estados e Municípios para com a União, permitindo aos entes federados, a retomada da capacidade de investir e prestar mais e melhores serviços públicos à sociedade. Alguns avanços já alcançados, pela edição da Lei Complementar nº 148, de 25 de novembro de 2014, que alterou a Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000 e dispôs sobre critérios de indexação dos contratos de refinanciamento da dívida celebrados entre a União, Estados, o Distrito Federal e Municípios.

 

Outra ação desenvolvida pela Entidade, juntamente com o Curso de Ciências Contábeis da Universidade de Passo Fundo, foi a promoção de aulas magnas para os alunos do curso de Ciências Contábeis, envolvendo alunos de Passo Fundo, Palmeira das Missões, Sarandi, Casca, Soledade, Carazinho e Lagoa Vermelha.

 

Com esta atividade, a Academia tem realizado diversas palestras junto aos cursos de Ciências Contábeis, propiciando aos seus alunos, professores, profissionais da área contábil, bem como à sociedade geral, momentos de aprendizado e discussão sobre temas relevantes e de interesse social. Foram palestrantes de reconhecido saber, na área da Contabilidade, bem como na área governamental e de políticas públicas, entre eles: Hélio Saul Mileski – Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, palestrando sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Cezar Miola, palestrando sobre “O Profissional da Contabilidade e a Prestação de Contas dos Gestores Públicos”; o Presidente do Instituto Rio-grandense de Estudos Tributários, Ex-Governador do Estado, Germano Rigotto, com uma palestra sob o enfoque “Cenário Econômico Atual, Perspectivas Futuras e as Reformas Estruturais que o Brasil Necessita”; Prof. Dr. José Carlos Marion, com o tema: “A importância da contabilidade num cenário de alta mortalidade de empresas”; Prof. Dr. Ernani Ott, com o tema: “A trajetória do ensino e da pesquisa em contabilidade”.

 

Estas atividades continuarão acontecendo, pois fazem parte da pauta permanente e dos objetivos sociais e estatutários, pois elas contribuem para a “Educação Continuada”, dever do profissional das Ciências Contábeis. A cada ano, procura-se desenvolver eventos de importância acadêmica, principalmente no mês de setembro, quando, no dia 22, é comemorado o dia do Contador, e no mês de abril, pela passagem do dia do Contabilista, comemorado no dia 25. Nestas oportunidades, além de palestras magnas, são realizados encontros técnicos com o objetivo de discutir as perspectivas dos profissionais empresários, profissionais autônomos, e acadêmicos dos cursos de Ciência Contábeis, sobre as responsabilidades, conforme o Código Civil, as relações com o fisco, as perspectivas de mercado, e a importância da Ciência Contábil, para toda a sociedade. São temas, como já dito, de pauta permanente da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul. Enfim, oportuniza-se também a realização de eventos sobre temas científicos, filosóficos e históricos, destinados à sociedade contábil, com a finalidade de disseminar o conhecimento, contando sempre com a participação de especialistas e profissionais renomados.