RELATÓRIO EXERCÍCIO DE 2016

RELATÓRIO EXERCÍCIO DE 2016

A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul - ACCRGS é sucessora da ASESCOPLAM – Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Planalto Médio, sendo uma entidade de caráter cultural e científico, sem fins lucrativos ou econômicos, com duração indeterminada.

Fundada em 22 de setembro de 2002, com sua sede e foro na Cidade de Passo Fundo, Estado do Rio Grande do Sul, na Rua Sete de Agosto, 448, Centro, Entidade de abrangência estadual, conta, hoje, com 29 (vinte e nove) cadeiras ocupadas.

As principais atividades realizadas no exercício de 2016 estão a seguir relacionadas:

ATIVIDADE: Elaboração do Regimento Interno da Entidade.

PERÍODO: Durante todo o ano.

OBJETIVOS: Estabelecer as normas e regras de funcionamento da Academia, complementando os dispositivos estatutários e cumprindo determinações do Estatuto Social, visando a boa condução de todas as atividades. O documento estará concluído no exercício de 2017.

ATIVIDADE: Campanha de contribuições do Imposto de Renda, Pessoas Físicas e Jurídicas, juntamente com o Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores de Passo Fundo, e a classe contábil, ao Fundica – gerido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

Neste ano de 2016, a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul imprimiu ainda mais esforços na campanha, que, coordenada pelo Ministério Público Estadual de Passo Fundo, congregou diversas entidades e inúmeras pessoas no projeto, tendo como resultado um aumento de mais de 30% na arrecadação de recursos pelo fundo da criança e adolescente, em relação ao ano de 2015. Esta atividade se insere no Programa do Voluntariado da Classe Contábil – PVCC.

PERÍODO: Durante todo o ano.

OBJETIVOS: Orientar os contribuintes, sobre a legislação do fisco, bem como conscientizá-los da importância destes recursos públicos ficarem nos cofres dos Municípios, para serem aplicados em programas e ações voltadas à criança e ao adolescente, visando construir um futuro melhor às gerações do amanhã. Campanha da “Solidariedade Contábil”.

ATIVIDADE: Interação com as Entidades de Classe.

PERÍODO: Durante todo o ano.

OBJETIVOS: A Entidade tem buscado uma aproximação com as Academias de Ciências Contábeis de outros estados do Brasil, com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON, com as entidades de classe, como Conselho Regional de Contabilidade e Conselho Federal de Contabilidade, além da Fundação Brasileira de Contabilidade. O objetivo é estabelecer parceria com todos os órgãos oficiais interessados na fiel imagem a ser refletida pelos balanços e demonstrações contábeis, visando pesquisar, opinar e sugerir caminhos para uma Normatização Contábil que “dignifique a cultura nacional”.

Neste sentido tem participado de reuniões e eventos do CRC-RS; Divulgado matéria de interesse da classe na Revista SABER Contábil, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON; Participou de eventos diversos da classe contábil, como Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis; Ciclos de Debates Contábeis; Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis, etc.

ATIVIDADE: Lançamento do Livro – Segunda Edição.

PERÍODO: Durante todo o ano.

OBJETIVOS: No exercício de 2015, foi lançado o Primeiro Livro da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, durante a realização da Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, ocorrida nos dias 26 a 28 de agosto, em Bento Gonçalves.

A Entidade está preparando o lançamento da Segunda Edição do Livro, inclusive para agregar o currículo dos seis Acadêmicos empossados a partir da Convenção de 2015.

ATIVIDADE: Lançamento da Revista.

PERÍODO: Em Projeto.

OBJETIVOS: A Academia de Ciências Contábeis, lançou a ideia e vem desenvolvendo o projeto de sua Revista Eletrônica, buscando abrir um valioso espaço de divulgação, não só de matérias da Academia, mas também oportunizando que professores e alunos dos cursos de Ciências Contábeis divulguem artigos e trabalhos técnicos, permitindo a difusão do conhecimento, do pensamento e da produção científica da Ciência Contábil.

ATIVIDADE: Reuniões Ordinárias.

PERÍODO: Todos os meses.

OBJETIVOS: A ACCRGS desenvolve suas atividades através de reuniões ordinárias, com frequência mensal, de acordo com pressupostos estatutários, realizando também reuniões extraordinárias, quando a matéria assim demandar. Em suas reuniões, são abordados assuntos e temas voltados à Ciência Contábil, à Cultura da Contabilidade e ao Pensamento Filosófico e Acadêmico da Área da Contabilidade, bem como planejadas ações que serão desenvolvidas, para sua disseminação junto à classe contábil, às instituições de ensino da Contabilidade e à sociedade em geral.

ATIVIDADE: Participação em Congressos Científicos; Simpósios; Seminários; Fóruns; Palestras, etc.

PERÍODO: Durante o Ano.

OBJETIVOS: A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul participou de diversos congressos científicos, Seminários, Encontros Técnicos, Semanas Acadêmicas e outras atividades científicas e acadêmicas, durante o ano de 2016, não somente da área contábil, mas também de outras áreas do conhecimento científico, como exemplo: Primeiro Encontro de Profissionais do Agronegócio; II Semana do Conhecimento – UPF; Seminário WorkCred, promovido pelo Sebrae; Palestra Comemorativa ao dia do Administrador; XI Semana Acadêmica da Feac – UPF; Palestra sobre Perspectivas para 2017 – ACISA Passo Fundo; Participação nas atividades alusivas aos 80 anos do Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores de Passo Fundo; Reunião Almoço da ACISA Passo Fundo, com a palestra Planejamento Urbano; Reunião Almoço da ACISA Passo Fundo, com a participação da Presidente da Federasul e Fórum Regional das ACLs; Palestra sobre Cenários da Educação Superior no Brasil e a Gestão Estratégica das Universidades; Participação no CONGREGARH – Congresso de Gestão de Pessoas ABRH-RS – Conexão 2016; Participação no III Fórum do Agronegócio 2016; Participação do III Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos na Educação Superior; Participação no Seminário de Crédito promovido pelo Sebrae; Participação no Vigésimo Congresso Brasileiro de Contabilidade; Participação no Primeiro Encontro das Academias Estaduais; Participação e Apoio no Encontro Estadual de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis; Participação e Apoio no IV Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis; Participação, com a exposição de 3 livros de autoria de Acadêmicos, na ExpoAbracicon, em Fortaleza, durante a realização do Vigésimo Congresso Brasileiro de Contabilidade; Participação no Ciclo de Assuntos Contabeis; etc. A Entidade tem participado ativamente destes eventos, por entender ser importante a interação da ACCRGS com outras Entidades, bem como vivenciar conhecimentos científicos também de outras áreas.

ATIVIDADE: Estudos Técnicos sobre a Dívida Pública dos Estados.

PERÍODO: Durante o Ano.

OBJETIVOS: A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul participou de reuniões e encontros técnicos que tratou sobre a Dívida Pública dos Estados com a União, pela Revisão da Dívida Pública e defendendo a Auditoria Cidadã da Dívida Pública, movimento que agrega mais de cinquenta entidades e de importância social relevante, pois busca uma melhoria no perfil da dívida dos Estados para com a União, permitindo aos Entes Federados a capacidade de investir e prestar os serviços essenciais à sociedade.

ATIVIDADE: Palestra sobre Reforma Tributária, Educação Fiscal e Imposto Justo.

PERÍODO: Dia 20 de outubro de 2016.

OBJETIVOS: A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul realizou, com o apoio de mais trinta e duas entidades do Estado do RS, uma palestra magna, sobre Reforma Tributária, Educação Fiscal e Imposto Justo, com o Presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil. O evento objetivou conscientizar os cidadãos sobre a relevância do debate sobre a Educação Fiscal e a necessidade da participação da sociedade a respeito de uma permanente discussão sobre o tema.

ATIVIDADE: Renovação de Convênio de Cooperação Técnica e Cultural entre a ACCRGS e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRCRS.

PERÍODO: Dezembro de 2016.

OBJETIVOS: Termo de Convênio que entre si celebram o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul e a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, para a realização de eventos relacionados ao projeto de educação continuada, convenção de contabilidade do Rio Grande do Sul, edição de publicações técnicas e informativas, bem como ações visando a valorização profissional. Publicado extrato no Diário Oficial da União de 18 de setembro de 2014.

ATIVIDADE: Firmatura de Convênio de Cooperação Técnica e Cultural entre a ACCRGS, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRCRS.

PERÍODO: Dezembro de 2016.

OBJETIVOS: Termo de Convênio que entre si celebram o Conselho Federal de Contabilidade – CFC, O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRCRS e a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, para a realização de eventos relacionados ao projeto de educação continuada, XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e a XVI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

ATIVIDADE: Lançamento, junto com o Conselho Federal de Contabilidade – CFC e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRCRS, do XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e da XVI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

PERÍODO: Dezembro de 2016.

OBJETIVOS: Fazer o lançamento oficial do segundo maior evento da classe contábil nacional e do maior evento da classe contábil gaúcha, que ocorreu no dia 6 de dezembro de 2016 em Gramado, dando início às atividades da realização do XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e a XVI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, respectivamente.

ATIVIDADE: Investidura e Posse de Novos Acadêmicos.

PERÍODO: A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul – ACCRGS, em sessão solene, deu posse e investidura ao Acadêmico Olanir Grazziotin, que homenageou como seu Patrono o Contador José Olavo do Nascimento.

OBJETIVOS: Preencher cadeiras vagas no seu quadro de acadêmicos, após a indicação e a aprovação pelo Conselho de Ética e Assembleia Geral dos nomes dos novos membros da Academia.

ATIVIDADE: Realização, junto com o Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores de Passo Fundo, do Seminário de Assuntos Contábeis do Planalto Médio.

PERÍODO: Outubro de 2016.

OBJETIVOS: Realizar evento de interesse da classe contábil, dos estudantes do curso de ciências contábeis; Propiciar discussão e debates de interesse da profissão, da Ciência e da Cultura Contábil.

Para o exercício de 2017 a ACCRGS continuará, juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade – CRCRS, com o Conselho Federal de Contabilidade – CFC, bem como com outras entidades, atuando no programa de Educação Continuada, com a realização de todos os eventos programados pelas entidades, como por exemplo, o Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Contabilidade; realização do XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e a XVI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, eventos que acontecerão em setembro, na Cidade de Gramado, RS. Também estão planejadas reuniões mensais da Academia, para tratar de temas inerentes à Ciência da Contabilidade, à Cultura Contábil e ao conjunto de ações que serão desenvolvidas para sua disseminação junto à classe contábil, às instituições de ensino da contabilidade e à sociedade em geral.

Passo Fundo, 31 de dezembro de 2016.

Contador Eloi Dalla Vecchia,

Presidente.