RELATÓRIO - EXERCÍCIO DE 2017

RELATÓRIO - EXERCÍCIO DE 2017

 

A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul - ACCRGS é sucessora da ASESCOPLAM – Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Planalto Médio, sendo uma entidade de caráter cultural e científico, sem fins lucrativos ou econômicos, com duração indeterminada.


Fundada em 22 de setembro de 2002, com sua sede e foro na Cidade de Passo Fundo, Estado do Rio Grande do Sul, na Rua Sete de Agosto, 448, Centro, Entidade de abrangência estadual, conta, hoje, com 29 (vinte e nove) cadeiras ocupadas.

As principais atividades realizadas no exercício de 2017 estão a seguir relacionadas:

ATIVIDADE: Elaboração do Regimento Interno da Entidade.

PERÍODO: Durante todo o ano.

OBJETIVOS: Estabelecer as normas e regras de funcionamento da Academia, complementando os dispositivos estatutários e cumprindo determinações do Estatuto Social, visando a boa condução de todas as atividades. O documento estará concluído no exercício de 2018.

ATIVIDADE: Campanha de contribuições do Imposto de Renda, Pessoas Físicas e Jurídicas, juntamente com o Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores de Passo Fundo, e a classe contábil, ao Fundica – gerido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

Neste ano de 2017, a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul imprimiu ainda mais esforços na campanha, que, coordenada pelo Ministério Público Estadual de Passo Fundo, congregou diversas entidades e inúmeras pessoas no projeto, tendo como resultado um aumento de mais de 30% na arrecadação de recursos pelo fundo da criança e adolescente, em relação ao ano de 2016. Esta atividade se insere no Programa do Voluntariado da Classe Contábil – PVCC e o objetivo é estar entre os municípios que mais arrecadam no País.

PERÍODO: Durante todo o ano.

OBJETIVOS: Orientar os contribuintes, sobre a legislação do fisco, bem como conscientizá-los da importância destes recursos públicos ficarem nos cofres dos Municípios, para serem aplicados em programas e ações voltadas à criança e ao adolescente, visando construir um futuro melhor às gerações do amanhã. Campanha da “Solidariedade Contábil”.

ATIVIDADE: Interação com as Entidades de Classe.

PERÍODO: Durante todo o ano.

OBJETIVOS: A Entidade tem buscado uma aproximação com as Academias de Ciências Contábeis de outros estados do Brasil, com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON, com as entidades de classe, como Conselho Regional de Contabilidade e Conselho Federal de Contabilidade, além da Fundação Brasileira de Contabilidade. O objetivo é estabelecer parceria com todos os órgãos oficiais interessados na fiel imagem a ser refletida pelos balanços e demonstrações contábeis, visando pesquisar, opinar e sugerir caminhos para uma Normatização Contábil que “dignifique a cultura nacional”.

Neste sentido tem participado de reuniões e eventos do CRC-RS; Divulgado matéria de interesse da classe na Revista SABER Contábil, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON; Participou de eventos diversos da classe contábil, como Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis; Ciclos de Debates Contábeis; Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis, etc.

ATIVIDADE: Lançamento do Livro – Segunda Edição.

PERÍODO: Durante todo o ano.

OBJETIVOS: No exercício de 2015, foi lançado o Primeiro Livro da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, durante a realização da Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, ocorrida nos dias 26 a 28 de agosto, em Bento Gonçalves.

A Entidade está preparando o lançamento da Segunda Edição do Livro, inclusive para agregar o currículo dos seis Acadêmicos empossados a partir da Convenção de 2015.

ATIVIDADE: Lançamento da Revista.

PERÍODO: Em Projeto.

OBJETIVOS: A Academia de Ciências Contábeis, lançou a ideia e vem desenvolvendo o projeto de sua Revista Eletrônica, buscando abrir um valioso espaço de divulgação, não só de matérias da Academia, mas também oportunizando que professores e alunos dos cursos de Ciências Contábeis divulguem artigos e trabalhos técnicos, permitindo a difusão do conhecimento, do pensamento e da produção científica da Ciência Contábil.

ATIVIDADE: Reuniões Ordinárias.

PERÍODO: Todos os meses.

OBJETIVOS: A ACCRGS desenvolve suas atividades através de reuniões ordinárias, com frequência mensal, de acordo com pressupostos estatutários, realizando também reuniões extraordinárias, quando a matéria assim demandar. Em suas reuniões, são abordados assuntos e temas voltados à Ciência Contábil, à Cultura da Contabilidade e ao Pensamento Filosófico e Acadêmico da Área da Contabilidade, bem como planejadas ações que serão desenvolvidas, para sua disseminação junto à classe contábil, às instituições de ensino da Contabilidade e à sociedade em geral.

ATIVIDADE: Participação em Congressos Científicos; Simpósios; Seminários; Fóruns; Palestras, eventos sociais, etc.

PERÍODO: Durante o Ano.

OBJETIVOS: A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul participou de diversos congressos científicos, Seminários, Encontros Técnicos, Semanas Acadêmicas e outras atividades científicas e acadêmicas, além de representar a Entidade em eventos sociais, durante o ano de 2017.

- Comemorações aos 25 anos do Campus de Casca, da Universidade de Passo Fundo – UPF;

- Solenidade de inauguração das novas instalações do sistema de radiodifusão da Universidade de Passo Fundo – UPF;

- Participação na XII Semana Acadêmica da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, da UPF, que abordou o tema Inovação e Sustentabilidade;

- Participação na solenidade de abertura da Décima Sexta Jornada Nacional de Literatura;

- Participação do Evento O Agronegócio e a Inserção Mundial do Brasil;

- Visita ao Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, com alunos do curso de Ciências Contábeis da UPF:

- Participação no V Fórum de Gestão e Inovação do Comung – Fevale, RS;

- Encontro de Economia – Corecon-RS

- Seminário de Assuntos Contábeis de Passo Fundo, RS;

- Participação de Palestra sobre o tema A Procuradoria das Fundações e suas Atuações;

- Participação do EICON 2017, promovido pelo Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores de Passo Fundo;

- Participação do evento Tendências de Mercado – Palestras Cenário Macro Econômico do Brasil e Tendência da Certificação Digital;

- Participação no Debate Público pela Correção da Tabela do Imposto de Renda, promovido pelo Sescon-RS;

- Participação da Tribuna Livre, Câmara Municipal de Soledade, onde a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul homenageou o CRCRS, pelos 70 anos de criação e a Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, pelos seus 60 anos;

- Participação no XIII Encontro Regional de Controle e Orientação, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do RS;

- Participação do Fórum de Assuntos Contábeis para Estudantes de Ciências Contábeis – UPF;

- Participação da Solenidade comemorativa aos 85 anos do SindiCONTÁBIL e posse da sua Diretoria;

- Recebimento de homenagem prestada pelo Conselho Regional de Contabilidade do RS, DESTAQUE CRCRS;

- Participação das solenidades de entrega da distinção DESTAQUE CRCRS, às entidades e autoridades homenageadas;

- Participação da palestra Mercados Lácteos, promovida pela Feac-UPF;

- Participação da III Semana do Conhecimento – Universidade de Passo Fundo;

- Participação do LOGISTECH 2017;

- Participação na Aula Magna 2017 UPF, ministrada por Miguel Zabalza Beraza, da Universidade de Santiago de Compostela – Espanha;

- Participação no XV Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul;

- Participação na Palestra Empreendedorismo e Startups – A Revolução das Startups;

- Participação no Evento Declare Certo – Cartilha Imposto de Renda 2017, promovido pelo Sescon-RS, junto com a Receita Federal do Brasil e SindiCONTÁBIL;

- Promoção de Palestra sobre A Dívida Pública do Estado do Rio Grande do Sul e a sua Repercussão sobre Políticas Públicas,

A Entidade tem participado ativamente destes eventos, e em muitos tem sido protagonista em sua realização, por entender ser importante a interação da ACCRGS com outras Entidades, bem como vivenciar conhecimentos científicos também de outras áreas.

ATIVIDADE: Estudos Técnicos sobre a Dívida Pública dos Estados.

PERÍODO: Durante o Ano.

OBJETIVOS: A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul participou de reuniões e encontros técnicos que tratou sobre a Dívida Pública dos Estados com a União, pela Revisão da Dívida Pública e defendendo a Auditoria Cidadã da Dívida Pública, movimento que agrega mais de cinquenta entidades e de importância social relevante, pois busca uma melhoria no perfil da dívida dos Estados para com a União, permitindo aos Entes Federados a capacidade de investir e prestar os serviços essenciais à sociedade.

ATIVIDADE: Renovação de Convênio de Cooperação Técnica e Cultural entre a ACCRGS e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRCRS.

PERÍODO: Dezembro de 2017.

OBJETIVOS: Termo de Convênio que entre si celebram o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul e a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, para a realização de eventos relacionados ao projeto de educação continuada, convenção de contabilidade do Rio Grande do Sul, edição de publicações técnicas e informativas, bem como ações visando a valorização profissional. Publicado extrato no Diário Oficial da União de 18 de setembro de 2014.

ATIVIDADE: Realização, junto com o Conselho Federal de Contabilidade – CFC e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRCRS, do XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e da XVI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

PERÍODO: Setembro de 2017.

OBJETIVOS: A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul – ACCRGS foi a Entidade realizadora da XVI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul e do XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista, juntamente com o Conselho Federal de Contabilidade e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. O evento foi um sucesso, reconhecido pela classe contábil nacional e por todas as entidades envolvidas com a Ciência da Contabilidade. Ocorrido na Cidade de Gramado, RS, teve a participação de aproximadamente três mil pessoas, entre profissionais e autoridades.

Para o exercício de 2018 a ACCRGS continuará, juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade – CRCRS, com o Conselho Federal de Contabilidade – CFC, bem como com outras entidades, atuando no programa de Educação Continuada, com a realização de todos os eventos programados pelas entidades, como por exemplo, o Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Contabilidade; realização do Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis; Encontros com os Profissionais. Também estão planejadas reuniões mensais da Academia, para tratar de temas inerentes à Ciência da Contabilidade, à Cultura Contábil e ao conjunto de ações que serão desenvolvidas para sua disseminação junto à classe contábil, às instituições de ensino da contabilidade e à sociedade em geral.

Passo Fundo, 31 de dezembro de 2017.

Contador Eloi Dalla Vecchia,

Presidente.