ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES E PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES E PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul – ACCRGS, esteve representada no Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, realizado no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Setembro do corrente, sendo representada pelo Contador Eloi Dalla Vecchia, Presidente da Entidade. Também se fizeram presentes o Acadêmico Zulmir Ivanio Breda e o Acadêmico Marco Aurélio Gomes Barbosa.


O Evento, idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, realizado pelo Conselho Regional de São Paulo - CRCSP e organizado pela Academia Brasileira de Contabilidade – Abracicom teve como lema: Inspirar, Educar e Evoluir. Os temas tratados, todos de relevância e atuais, certamente contribuíram muito para que os participantes encontrem inspiração e evolução, para aplicação no ensino da Contabilidade.

Foram apresentados Dados Gerais do Curso de Graduação em Ciências ContábeisPresenciais e a Distância e uma Sinopse Estatística da Educação Superior 2017, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília: Inep, 2018, revelando a necessidade de um pensar coletivo na busca da qualidade e identificação dos motivos da evasão, principalmente, no modelo EaD. Também foram debatidos os baixos índices de aprovação no Exame de Suficiência, exigência para a carreira profissional, já que é um pré-requisito para a obtenção do registro no Conselho de Classe.

O evento oportunizou aos participantes um pensar sobre os novos tempos; alunos da geração Z, com painéis sobre o Uso da Tecnologia no Processo do Ensino; Desafios do Ensino Superior no Século XXI; A Revolução Cognitiva – Humanidade e Inovação, além do painel sobre Responsabilidade Social do Profissional da Contabilidade.

Todos os painéis tiveram excelentes expositores, debatedores e mediadores, oportunizando aos participantes grandiosos momentos de aprendizado e novos conhecimentos. Como exemplo prático, registramos os Sete Pecados em Educação, servindo como uma necessidade de uma autocrítica que cada professor precisa fazer, para inspirar e evoluir no sentido de tornar-se um professor respeitado e reconhecido pelo novo aluno que chega na sala de aula. São eles:

- Professor Falante;

- Estudante Passivo;

- Materiais Estáticos;

- Instituição Convencida;

-Aula Improvisada;

- Prova Regurgitava; e,

- Salas Medievais.

Como evitá-los ou minimizá-los, para poder se posicionar melhor, rumo aos novos tempos. Também, das tantas mensagens trazidas, destacamos uma: “Profissional” Digital da área da Educação só será valorizado pelo aluno, quando sua ajuda for eficiente ao ponto de tornar perceptível a importância da ajuda para o seu sucesso.

Foram, portanto, inúmeras oportunidades de crescimento; conscientização de autocrítica aos participantes, podendo sem dúvida classificar o evento como magnífico.

Durante o Encontro, as Academias Regionais presentes, por sugestão da ACCRGS, organizaram uma reunião para troca de experiências e compartilhamento de projetos e realizações. Foi uma ótima oportunidade para estreitar relacionamentos e somar esforços para o engrandecimento de todos. Nesse momento, a ACCRGS levou a proposta aprovada na reunião realizada no dia 18 de agosto de 2018, no sentido de compartilhar com as demais Academias estaduais, bem como com a Abracicon, a proposta de reforma da Constituição que visa garantir a totalidade dos recursos das destinações do imposto de renda devido pelas pessoas físicas e jurídicas ao Fundo da Criança e do Adolescente e do Idoso, passando da atual sistemática, doação voluntária, para uma arrecadação pelo fisco federal e, após, distribuição aos municípios do País. A proposta foi aprovada e elogiada a iniciativa da nossa Entidade.


Galeria de Fotos