Relatório de Atividades em 2018

RELATÓRIO – EXERCÍCIO DE 2018

A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul - ACCRGS é sucessora da ASESCOPLAM – Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Planalto Médio, sendo uma entidade de caráter cultural e científico, sem fins lucrativos ou econômicos, com duração indeterminada.

Fundada em 22 de setembro de 2002, com sua sede e foro na Cidade de Passo Fundo, Estado do Rio Grande do Sul, na Rua Sete de Agosto, 448, Centro, Entidade de abrangência estadual, conta, hoje, com 33 (trinta e três) cadeiras ocupadas.

As principais atividades realizadas no exercício de 2018 estão a seguir relacionadas:

ATIVIDADE: Campanha de contribuições do Imposto de Renda, Pessoas Físicas e Jurídicas, juntamente com o Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores de Passo Fundo, e a classe contábil, ao Fundica – gerido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

Neste ano de 2018, a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul imprimiu ainda mais esforços na campanha, que, coordenada pelo Ministério Público Estadual de Passo Fundo, congregou diversas entidades e inúmeras pessoas no projeto, tendo como resultado um aumento significativo na arrecadação de recursos pelo fundo da criança e adolescente, em relação ao ano de 2017. Esta atividade se insere no Programa do Voluntariado da Classe Contábil – PVCC e o objetivo é estar entre os municípios que mais arrecadam no País.

Nesta esteira, a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul elaborou proposta de Emenda Constitucional, objetivando a simplificação e a arrecadação do incentivo fiscal e legal, da destinação de parte do Imposto de Renda devido pelas pessoas físicas e sobre o lucro das pessoas jurídicas, ao Fundo da Criança e do Adolescente e do Idoso. Tal documento foi entregue, com a justificativa, à Senadora Ana Amélia Lemos e ao Deputado Luiz Carlos Rauly, relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados.

PERÍODO: Durante todo o ano.

OBJETIVOS: Orientar os contribuintes, sobre a legislação do fisco, bem como conscientizá-los da importância destes recursos públicos ficarem nos cofres dos Municípios, para serem aplicados em programas e ações voltadas à criança e ao adolescente, visando construir um futuro melhor às gerações do amanhã. Campanha da “Solidariedade Contábil”.

ATIVIDADE: Interação com as Entidades de Classe.

PERÍODO: Durante todo o ano.

OBJETIVOS: A Entidade tem buscado uma aproximação com as Academias de Ciências Contábeis de outros estados do Brasil, com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON, com as entidades de classe, como Conselho Regional de Contabilidade e Conselho Federal de Contabilidade, além da Fundação Brasileira de Contabilidade. O objetivo é estabelecer parceria com todos os órgãos oficiais interessados na fiel imagem a ser refletida pelos balanços e demonstrações contábeis, visando pesquisar, opinar e sugerir caminhos para uma Normatização Contábil que “dignifique a cultura nacional”.

Neste sentido tem participado de reuniões e eventos do CRC-RS; Divulgado matéria de interesse da classe na Revista SABER Contábil, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON; Participou de eventos diversos da classe contábil, como Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis; Ciclos de Debates Contábeis; Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis; Encontro Nacional de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis, este ocorrido em São Paulo; Promoveu, junto com a Abracicon, o Encontro entre as Academiais Regionais; etc.

ATIVIDADE: Lançamento da Revista.

PERÍODO: Em Projeto.

OBJETIVOS: A Academia de Ciências Contábeis, lançou a ideia e vem desenvolvendo o projeto de sua Revista Eletrônica, buscando abrir um valioso espaço de divulgação, não só de matérias da Academia, mas também oportunizando que professores e alunos dos cursos de Ciências Contábeis divulguem artigos e trabalhos técnicos, permitindo a difusão do conhecimento, do pensamento e da produção científica da Ciência Contábil.

ATIVIDADE: Reuniões Ordinárias.

PERÍODO: Todos os meses.

OBJETIVOS: A ACCRGS desenvolve suas atividades através de reuniões ordinárias, com frequência mensal, de acordo com pressupostos estatutários, realizando também reuniões extraordinárias, quando a matéria assim demandar. Em suas reuniões, são abordados assuntos e temas voltados à Ciência Contábil, à Cultura da Contabilidade e ao Pensamento Filosófico e Acadêmico da Área da Contabilidade, bem como planejadas ações que serão desenvolvidas, para sua disseminação junto à classe contábil, às instituições de ensino da Contabilidade e à sociedade em geral.

ATIVIDADE: Participação em Congressos Científicos; Simpósios; Seminários; Fóruns; Palestras, eventos sociais, etc.

PERÍODO: Durante o Ano.

OBJETIVOS: A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul participou de diversos congressos científicos, Seminários, Encontros Técnicos, Semanas Acadêmicas e outras atividades científicas e acadêmicas, além de representar a Entidade em eventos sociais, durante o ano de 2018.

- Participação em Semanas Acadêmicas de Cursos de Ciências Contábeis, de várias instituições de ensino superior e Universidades;

- Participação no I Seminário de Gestão Pública, Universidade de Passo Fundo, RS;

- Participação no evento Lançamento do Programa Planejamento Estratégico – Diagnóstico Rural, promovido pelo Sicredi; Emater/RS; Embrapa, dentre outras entidades – Passo Fundo – RS;

- Participação no IV Conversando com o RH – Universidade de Passo Fundo;

- Participação da Solenidade na Câmara Municipal de Passo Fundo, em homenagem aos 85 anos do SindiCONTÁBIL e 70 anos do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul;

- Participação na Programação Especial 50 Anos – Universidade de Passo Fundo, RS;

- Participação no VIII Fórum de Líderes – ACISA, Passo Fundo, RS;

- Participação nas Solenidades de Posse da nova diretoria do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRC/RS;

- Realização, juntamente com o CRC/RS, do Seminário de Contabilidade e Negócios – Passo Fundo, RS;

- Realização, juntamente com o CRC/RS e o CRC/RS Jovem, do V Encontro Estadual de Estudantes e Jovens Lideranças de Ciências Contábeis – Canoas, RS;

Realização, juntamente com o CRC/RS, Abracicon, Fundação Brasileira de Contabilidade e outras entidades, do evento Abraçando o Controle Social, Porto Alegre, RS;

Realização, juntamente com o CRC/RS, de reunião-almoço da Classe Contábil Gaúcha e a Senadora Ana Amélia Lemos, Porto Alegre, RS;

A Entidade tem participado ativamente destes eventos, e em muitos tem sido protagonista em sua realização, por entender ser importante a interação da ACCRGS com outras Entidades, bem como vivenciar conhecimentos científicos também de outras áreas.

Realização, juntamente com o CRC/RS, do Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Curso de Ciências Contábeis – Porto Alegre RS.

ATIVIDADE: Firmatura de Convênio

PERÍODO: Novembro de 2018.

OBJETIVOS: Termo de Convênio que entre si celebram o Instituto de Pós Graduação – IPOG, e a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, estabelecendo parceria educacional.

ATIVIDADE: Renovação de Convênio de Cooperação Técnica e Cultural entre a ACCRGS e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRCRS.

PERÍODO: Dezembro de 2018.

OBJETIVOS: Termo de Convênio que entre si celebram o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul e a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, para a realização de eventos relacionados ao projeto de educação continuada, convenção de contabilidade do Rio Grande do Sul, edição de publicações técnicas e informativas, bem como ações visando a valorização profissional. Publicado extrato no Diário Oficial da União de 18 de setembro de 2014.

ATIVIDADE: Realização, junto com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRCRS, do Lançamento da XVII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

PERÍODO: Setembro de 2018.

OBJETIVOS: A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul – ACCRGS será a Entidade realizadora da XVII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, com a organização do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRC/RS, com o apoio das demais entidades da classe. O evento acontecerá na Cidade de Bento Gonçalves, RS, em agosto de 2019.

Para o exercício de 2019 a ACCRGS continuará, juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade – CRCRS, com o Conselho Federal de Contabilidade – CFC, bem como com outras entidades, atuando no programa de Educação Continuada, com a realização de todos os eventos programados pelas entidades, como por exemplo, o Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Contabilidade; realização do Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis; Encontros com os Profissionais. Também estão planejadas reuniões mensais da Academia, para tratar de temas inerentes à Ciência da Contabilidade, à Cultura Contábil e ao conjunto de ações que serão desenvolvidas para sua disseminação junto à classe contábil, às instituições de ensino da contabilidade e à sociedade em geral.

Passo Fundo, 31 de dezembro de 2018

Contador Eloi Dalla Vecchia,