Relatório de Atividades 2019

relat

A ACCRGS informa as principais atividades realizadas no exercício de 2019 estão a seguir relacionadas:

RELATÓRIO – EXERCÍCIO DE 2019

A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul – ACCRGS é sucessora da ASESCOPLAM – Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Planalto Médio, sendo uma entidade de caráter cultural e científico, sem fins lucrativos ou econômicos, com duração indeterminada.

Fundada em 22 de setembro de 2002, com sua sede e foro na Cidade de Passo Fundo, Estado do Rio Grande do Sul, na Rua Sete de Agosto, 448, Centro, Entidade de abrangência estadual, conta, hoje, com 34 (trinta e quatro) cadeiras ocupadas.

As principais atividades realizadas no exercício de 2019:

ATIVIDADE: Campanha de contribuições do Imposto de Renda, Pessoas Físicas e Jurídicas, juntamente com o Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores de Passo Fundo, e a classe contábil, ao Fundica – gerido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

OBJETIVOS: Orientar os contribuintes, sobre a legislação do fisco, bem como conscientizá-los da importância destes recursos públicos ficarem nos cofres dos Municípios, para serem aplicados em programas e ações voltadas à criança e ao adolescente, visando construir um futuro melhor às gerações do amanhã. Campanha da “Solidariedade Contábil”.

ATIVIDADE: Interação com as Entidades de Classe.

PERÍODO: Durante todo o ano.

OBJETIVOS: A Entidade tem buscado uma aproximação com as Academias de Ciências Contábeis de outros estados do Brasil, com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON, com as entidades de classe, como Conselho Regional de Contabilidade e Conselho Federal de Contabilidade, além da Fundação Brasileira de Contabilidade. O objetivo é estabelecer parceria com todos os órgãos oficiais interessados na fiel imagem a ser refletida pelos balanços e demonstrações contábeis, visando pesquisar, opinar e sugerir caminhos para uma Normatização Contábil que “dignifique a cultura nacional”.
Neste sentido tem participado de reuniões e eventos do CRC-RS; Divulgado matéria de interesse da classe na Revista SABER Contábil, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON; Participou de eventos diversos da classe contábil, como Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis; Ciclos de Debates Contábeis; Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis; etc.

ATIVIDADE: Lançamento da Revista.

PERÍODO: Em Projeto.

OBJETIVOS: A Academia de Ciências Contábeis, lançou a ideia e vem desenvolvendo o projeto de sua Revista Eletrônica, buscando abrir um valioso espaço de divulgação, não só de matérias da Academia, mas também oportunizando que professores e alunos dos cursos de Ciências Contábeis divulguem artigos e trabalhos técnicos, permitindo a difusão do conhecimento, do pensamento e da produção científica da Ciência Contábil.

ATIVIDADE: Reuniões Ordinárias.

PERÍODO: Todos os meses.

OBJETIVOS: A ACCRGS desenvolve suas atividades através de reuniões ordinárias, periodicamente, de acordo com pressupostos estatutários, realizando também reuniões extraordinárias, quando a matéria assim demandar. Em suas reuniões, são abordados assuntos e temas voltados à Ciência Contábil, à Cultura da Contabilidade e ao Pensamento Filosófico e Acadêmico da Área da Contabilidade, bem como planejadas ações que serão desenvolvidas, para sua disseminação junto à classe contábil, às instituições de ensino da Contabilidade e à sociedade em geral.

ATIVIDADE: Participação em Congressos Científicos; Simpósios; Seminários; Fóruns; Palestras, eventos sociais, etc.

PERÍODO: Durante o Ano.

OBJETIVOS: A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul participou de diversos congressos científicos, Seminários, Encontros Técnicos, Semanas Acadêmicas e outras atividades científicas e acadêmicas, além de representar a Entidade em eventos sociais, durante o ano de 2019.
– Participação em Semanas Acadêmicas de Cursos de Ciências Contábeis, de várias instituições de ensino superior e Universidades;
– Realização, juntamente com o CRC/RS, dos Seminário de Contabilidade e Negócios, em diversas cidades do Estado, durante o ano de 2019;
– Realização, juntamente com o CRC/RS, do Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Curso de Ciências Contábeis – Porto Alegre RS;
– Participação e apoio ao CRC/RS, na realização do I Encontro das Lideranças Contábeis do RS, em março de 2019, em Porto Alegre;
– Participação e apoio ao CRC/RS, na realização do I Encontro Estadual da Mulher Contabilista, março de 2019, em Porto Alegres-RS;
– Participação e apoio ao CRC/RS, na realização da Reunião-Almoço, com o Secretário da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul e Lideranças Contábeis do RS, em março de 2019, em Porto Alegre;
– Participação, através do Vice-Presidente da Entidade, na realização do Seminário de Contabilidade como Ferramenta de Gestão no Agronegócio, em maio de 2019, em Carazinho, RS;
– Participação, através do Vice-Presidente da Entidade, na realização do Seminário Sobre Legislação Previdenciária Rural, junho de 2019, em Passo Fundo, RS;
– Realização, juntamente com o CRC/RS, do Seminário de Contabilidade & Negócios – Passo Fundo, RS, julho de 2019;
– Participação, através do Vice-Presidente da Entidade, na Palestra sobre e-Social, junho de 2019, em Lagoa Vermelha, RS;
– Realização, juntamente com o CRC/RS e CRCRS-Jovem, do II Fórum de Assuntos Contábeis para Estudantes de Passo Fundo e Região, Passo Fundo, RS, setembro de 2019;
– Participação e apoio na realização do VII Encontro Estadual de Peritos Contábeis – Perícia em Constante Atualização, Porto Alegre, RS;
– Participação do Jantar em homenagem ao Dia do Profissional Contábil e dia do Trabalhador, Passo Fundo, RS;
– Recebimento de Homenagem: A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul recebeu o Troféu Pindaro Annes, honraria dada pelo Sindicato dos Técnicos e Contadores de Passo Fundo, abril de 2019;
– Realização, juntamente com o CRC/RS e Núcleo do Ensino Superior do CRC/RS, do Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis, Unisinos, RS, novembro de 2019;
– A ACCRGS, representada pela Presidente da Segunda Seccional – Porto Alegre, Acadêmica Maria Ivanice Vendruscolo, durante o Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis, concedeu homenagem de menção honrosa ao Acadêmico Ernani Ott, por seus mais de 50 anos dedicados ao ensino das Ciências Contábeis, com base no artigo 48, alínea e, do seu Estatuto Social, que determina: “O diploma de Menção Honrosa destina-se a agraciar personalidades, integrantes ou não da Academia, que tenham prestado relevantes serviços a ela ou na área das Ciências Contábeis, sendo facultada sua concessão a escritores, jornalistas e pessoas de outras áreas que tenham contribuído para a divulgação da ciência contábil ou da Academia e a autoridades da união, dos estados e dos municípios, a critério da Diretoria, do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética, podendo a proposição partir dos membros da instituição”
– Participação, através do Presidente da Entidade, da XXXIII Conferência Interamericana de Contabilidade, realizada em Cartagena, Colômbia, em outubro de 2019;
A Entidade tem participado ativamente destes eventos, e em muitos tem sido protagonista em sua realização, por entender ser importante a interação da ACCRGS com outras Entidades, bem como vivenciar conhecimentos científicos também de outras áreas.

ATIVIDADE: Renovação de Convênio de Cooperação Técnica e Cultural entre a ACCRGS e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRCRS.

PERÍODO: Dezembro de 2019.

OBJETIVOS: Termo de Convênio que entre si celebram o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul e a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, para a realização de eventos relacionados ao projeto de educação continuada, convenção de contabilidade do Rio Grande do Sul, edição de publicações técnicas e informativas, bem como ações visando a valorização profissional. Publicado extrato no Diário Oficial da União de 18 de setembro de 2014.

ATIVIDADE: Realização, junto com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRCRS, da XVII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

PERÍODO: Agosto de 2019.

OBJETIVOS: A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul – ACCRGS foi a Entidade realizadora da XVII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, com a organização do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRC/RS, com o apoio das demais entidades da classe. O evento aconteceu na Cidade de Bento Gonçalves, RS, em agosto de 2019.

Para o exercício de 2020 a ACCRGS participará do Congresso Brasileiro de Contabilidade, que se realizará em setembro, na cidade de Camboriú, Santa Catarina e, continuará, juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade – CRCRS, com o Conselho Federal de Contabilidade – CFC, bem como com outras entidades, atuando no programa de Educação Continuada, com a realização de todos os eventos programados pelas entidades, como por exemplo, o Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Contabilidade; realização do Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis; Encontros com os Profissionais. Também estão planejadas reuniões mensais da Academia, para tratar de temas inerentes à Ciência da Contabilidade, à Cultura Contábil e ao conjunto de ações que serão desenvolvidas para sua disseminação junto à classe contábil, às instituições de ensino da contabilidade e à sociedade em geral.

Passo Fundo, 31 de dezembro de 2019

Contador Eloi Dalla Vecchia,